“É sempre mais fácil achar que a culpa é do outro
Evita o aperto de mão de um possível aliado, é…
Convence as paredes do quarto, e dorme tranqüilo
Sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo”
Raul Seixas – Por quem os sinos dobram
A eleição do Clube dos 13 virou a explicação para tudo que ocorre no futebol brasileiro e na preparação do Brasil para Copa 2014. Como diria Raul Seixas, é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro. Fico espantado como alguns jornalistas experientes ainda caiam na armadilha de sempre buscar uma teoria da conspiração.
Nesta sexta-feira (26/08) em nota oficial, a CBF e o governo de São Paulo, indicaram o estádio em Itaquera (sem dinheiro público) para a abertura do mundial. Não tardou para que parte da imprensa creditasse esta decisão à briga entre Ricardo Teixeira e Juvenal Juvêncio. Quer dizer, O SPFC quando soube que a reforma do Morumbi ficaria em mais de R$ 600 milhões disse que não teria recursos para bancar a reforma necessária para tornar o Morumbi apto a abrir o Mundial. E mesmo assim a culpa é do Clube dos 13. Recordem que o governador Serra afirmou publicamente que São Paulo deveria abrir e o Rio de Janeiro realizar a final da Copa.
Ainda hoje o colunista Juca Kfouri, caiu na velha tentação de culpar o Clube dos 13 para a interdição do Maracanã para as obras da Copa 2014.Esqueceu até que o Mineirão fechou pelo mesmo motivo. Caro Juca, em reunião do Fórum dos Arquitetos da Copa, que aconteceu na semana passada em Foz do Iguaçu, ouvimos dos responsáveis pelo projeto e obra do Maracanã, que o estádio já deveria ter sido fechado, e que se as obras não começarem agora, será impossível cumprir o prazo de 900 dias para entrega da obra. As obras começando na segunda-feira (30/8) ficariam prontas apenas em maio de 2013, às vésperas da Copa das Confederações.
Quando foi a escolha do treinador da seleção brasileira, aí a criatividade de alguns foi ainda mais longe. Teixeira convidou o técnico Muricy para dirigir a seleção. Antes mesmo do não de Muricy, vários sites, falavam que a escolha de Muricy era retaliação ao Fluminense por conta da eleição do Clube dos 13. Muricy, disse não e Teixeira convidou Mano Menezes. Pronto. A imprensa rapidamente mudou o discurso e afirmava em seus periódicos que o técnico Mano Menezes foi escolhido porque o presidente do Corinthians apoiou o candidato de Teixeira na eleição do Clube dos 13.
As aspirações de Teixeira estão em outra grandeza. Ele quer a presidência da Fifa, e para isso terá que provar que consegue organizar o Mundial no Brasil. O todo poderoso da CBF, está muito mais preocupado em trabalhar para que a Copa atinja os objetivos da Fifa do que se vingar de uma eleição que não tem nenhuma interferência em seus planos para o futuro.
Fonte: Rodrido Prada, Portal Copa2014