quarta-feira, 8 de setembro de 2010










Rogério 20 anos: O "sim" que mudou a história do Clube
No terceiro dia de homenagens, conheça quem aprovou o goleiro em seu teste no São Paulo
Kaue Freitas - 8/9/2010

"Rogério, você tem potencial e está aprovado". A frase, apesar de curta, mudou a história do São Paulo Futebol Clube. Também foi responsável por dois títulos da Libertadores, dois Mundiais, três Brasileiros, 924 partidas, 90 gols, recordes... Tudo isso foi possível pois Gilberto Morares, hoje aos 67 anos, disse "sim" ao garoto Rogério Ceni, há 20 anos.

Trazido por José Acraz, diretor adjunto da época, o garoto de 17 anos foi apresentado ao preparador de goleiros Gilberto. Bastaram apenas alguns minutos para ele ver que o menino de Sinop-MT tinha muito potencial e poderia ser um grande jogador. Vinte anos depois, mesmo querendo fugir dos méritos, Gilberto reconhece o tamanho da sua decisão.

Não perca amanhã: "Eles viram Rogério Ceni crescer"

"O tamanho da minha resposta é do tamanho do Rogério Ceni. Mas eu sempre repito que se fosse outro no meu lugar também aprovaria. Mas fico orgulhoso por ter sido eu. Feliz por ver que ele ainda é o maior nome do clube. Ele representa o São Paulo. No meu caso, além de ser são-paulino, representa muito mais", ressaltou Gilberto.

Na década de 60, Gilberto foi goleiro do São Paulo e disputou 23 partidas. Atualmente, ele é o gerente operacional do Tricolor. Diariamente lá no CT da Barra Funda, o convívio com Rogério Ceni ainda é muito próximo. Relação que Gilberto acredita que ultrapassou a esfera futebolística.

"Minha relação com o Rogério é como se fosse de pai e filho. A gente sempre se deu muito bem. Ele me deu uma camisa autografada uma vez e disse que só chegou onde chegou por minha causa. Ele bateu todos os recordes com esta camisa e tem uma carreira impecável",

Se no passado, Gilberto Moraes viu no então garoto de Sinop-MT um grande potencial para se tornar um grande jogadores de futebol, agora ele já vislumbra os próximos passos de Ceni, que tem contrato com o São Paulo até o fim de 2012. Como todo torcedor são-paulino, Gilberto almeja grandes cargos para Rogério no São Paulo. Até mesmo a presidência do clube.

"A carreira dele é assim. Termina uma e depois começa. Ele vai terminar como jogador e depois pode ser diretor, da comissão técnica... Ele é culto, inteligente e tem uma marca. É respeitado. Ele só sai do São Paulo quando ele quiser. Pode até ser presidente. Em suas entrevistas, ele tem muita postura", concluiu Gilberto.

Segundo o próprio Gilberto, ele já teve ter aprovado cerca de 200 jogadores quando era preparador de goleiros. Mas certamente Rogério Ceni foi o maior deles. Se estava na hora certa e no lugar certo, isso é apenas um capricho do destino. Seu "sim" escreveu o principal capítulo de conquistas em um clube muito vitorioso como o São Paulo.